CASAMENTOS
Dias e horários

fotos/alb9img36.jpg

Sextas-feiras às 20h e Sábados às 19h30. Outros horários a combinar. Informações na Secretaria Paroquial. Fone: 12 - 36811456


SIGNIFICADO DO SACRAMENTO

Matrimônio

DEUS PRESENTE NO AMOR DO CASAL

"Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne" ·
(Mt 19,5)


O que é o sacramento do Matrimônio?

O matrimônio é um sacramento que une em Deus um homem e uma mulher no seio de uma comunidade cristã: eles se ajudarão mutuamente a viver segundo o desejo de Deus a educar juntos seus filhos, a mostrar por suas vidas que o amor de Deus é fiel e traz a felicidade.

Por que o matrimônio é indissolúvel para a Igreja Católica?

O sacramento do matrimônio é indissolúvel porque os esposos cristãos mostram por sua união que Deus é fiel aos homens aconteça o que acontecer.

"Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele os criou; e os criou homem e mulher". {Gen. 1,27}. Na narrativa do Gênesis, está implícita que a união perfeita entre os dois sexos é a união monogâmica: um só homem com uma só mulher. Sexo e matrimônio são instituições divinas, por meio das quais a pessoa humana encontra a sua plenitude. O ensinamento de Jesus sobre o matrimônio limita-se à sua afirmação sobre a indissolubilidade do casamento. Nos Evangelhos, há muitas passagens em que o período messiânico é descrito como uma festa nupcial. {Mt. 9,15; 25,1ss; Mc. 2,19; Jo. 3,29}. A vocação para o matrimônio está inserida na própria natureza do homem e da mulher. O casamento ajuda a vencer a centralização em si mesmo, o egoísmo, a busca do próprio prazer e a abrir-se ao outro, à ajuda mútua, ao dom de si. São os esposos que, como Ministros da graça de Cristo, se conferem mutuamente o Sacramento do Matrimônio expressando diante da Igreja seu consentimento.




Rua Polônia, 130 - Jardim das Nações - Taubaté - SP - Fone: (12) 3681-1456