MOVIMENTOS (reuniões suspensas)
ALDEIAS DE VIDA - NUCLEO TAUBATÉ

fotos/aldeias.jpg

UMA METODOLOGIA DE EVANGELIZAÇÃO E FORMAÇÃO.

NOSSA IDENTIDADE

Somos uma realidade inpirada por Deus, que nos proporciona o encontro conosco, com o outro e com Cristo, para conhecê-lo, amá-lo, respeitá-lo e servi-lo; utilizando uma Metodololgia que leva em conta a Formação Integral da Pessoa, por meio de um Método moderno de Evangelização, capaz de responder aos anseios dos dias de hoje.

NOSSA PRESENÇA

Fisicamente onde há uma atividade das Aldeias de Vida, logo se percebe um ambiente cheio de vida, onde se pode respirar Deus em toda parte.

NOSSOS OBJETIVOS

- Ajudar a pessoa a encontrar-se consigo, com o outro e com Deus.

- Ajudar a pessoa a enxegar-se como filha(o) de Deus, descobrindo seus valores, suas riquezas e seus limites.

- Despertar na pessoa o valor da sua vida, da vida do outro e de Deus, dando oportunidade para conhecer Cristo e sentir vontade de colocar-se a seu serviço.

- Oferecer um caminho para que o jovem possa iniciar seu trajeto para uma conversão autêntica.

- Despertar na pessoa o sentimento de fraternidade, solidariedade, amor, compromisso com Deus, com o outro e consigo mesmo.

NOSSOS DESTINATÁRIOS

- Toda e qualquer pessoa, de qualquer idade, sexo, classe social ou religião, desde que tenha alguma afinidade com o Catolicismo.

- Toda pessoa que deseja encontrar-se consigo mesma, com o outro e com Deus.

- Toda pessoa que deseja olhar a vida de frente e encará-la como um tesouro(a) a ser acolhido.

- Toda pesso que deseja encontrar um ambiente vitalizante, onde possa expirimentar um convivência sadia e solidária.

NOSSA AÇÃO

- Pastoralmente as "Aldeias de Vida" estão inserida na vida eclesial de uma determinada Paróquia, inserindo-nos nas diversas pastorais, grupos e movimentos, participando ativamente e servindo através de nossa metodologia de evangelização a todos.

- Internamente, somos uma Associação Civil sem fins lucrativos e nossa ação específica visa concretizarmos nossos objetivos por meio da promoção de Aldeias Específicas e de outra ações no meio da sociedade.

NOSSA HIERARQUIA

- FUNDADOR - o Pe. Pedro de Almeida Cunha é o Fundador das Aldeias de Vida, enquanto ele viver ou aré ele assim determinar tudo o que diz respeito às Aldeias de Vida passa por ele, e a ele cabe determinar o que será assumido ou não, para o todo ou para realidades específicas de cada Aldeia.

- GUARDIÃO - Pedro Ivo Queiroz de Aquino é o Guardião das Aldeias de Vida. Será sempre o ponto de referência e a autoridade máxima no que diz respeito condução do dia a dia das Aldeias na sociedade e nas Aldeias Específicas. É seu papel fundamental garantir que aquilo que Deus colocou no coração do fundador seja concretizado de maneira clara, correta e possível.

- COORDENADORES - Cada núcleo criado pelo fundador e pelo guardião terá um(a) Coordenador(a) nomeado e subordinado ao fundador e ao guardião. É missão deste Coordenadro garantir, no núcleo, a originalidade das Aldeias de Vida. Um núcleo só será criado quando tiver ao menos 80 pessoas na Aldeia Permanente e condições de assegurar a aplicação da metodologia tal qual foi criada pelo fundador. Um núcleo só poderá realizar uma aldeia após o guardião ter vistoriado toda a infraestrutura necessária para a mesma e receber a autorização do fundador.

NOSSA METODOLOGIA

A metodologia das Aldeias de Vida está centrada no conjunto de procedimentos que leva sempre em conta nossa capacidade de proporcionar o encontro da pessoa consigo, com o outro e com Deus.

No âmbito interno, os encontros formam um conjunto de Aldeias específicas montadas especialmente para um tipo determinado de pessoas.

Nossa metodologia visa à formação integral da pessoa, ou seja, uma formação que leve em conta todas as suas dimensões, possibilitando a cada um avançar de maneira a crescer espirital, humana, social e culturalmente.

Nossa metodologia é interativa, a pessoa não recebe passivamente os conteúdos, todos são convidadoe, pessoalmente ou em grupo, a interagir em todas as atividade, atualizando para a sua própria caminhada, o conteúdo proposto.

Nossa metodologia é existencial, experimental, cada atividade convida concretamente a pessoa a fazer uma experiência, a colocar-se na situação para viver, do seu jeito, aquilo que está sendo proposto como conteúdo. Nesse sentido há um profundo respeito pela liberdade da pessoa. Somos conscientes de que cada pessoa é única na terra, e que por isso não é possível uniformizar atividades, cada pessoa faz caminho a partir de suas potencialidade e limites. Por ser uma atividade interativa, cada pessoa caminha como pode, interagindo segundo suas possibilidades.

Em nossa metodologia, a Comunhão e Participação são realidade-chaves, a Partilha provoca a comunhão, e a vivência nas cabanas e tribos nos leva a uma efetiva participação.

Desenvolvemos uma metologia não Diretiva e não Alienantes, buscamos estimular a pessoa a construir seus caminhos, ao invés de direcioná-la para um caminho já pronto.

Em nossas Aldeias usamos as seguintes atividades metodológicas:

DESAFIOS - O Objetivos dos desafios é estimular a pessoa a defrontar-se com suas pontecialidades e seus limites, além disso, os desafios são comumente o momento mais frutuoso do encontro da pessoa com os outros, pois a grande maioria dos desafios só pode ser cumprida se houver a participação de todos.

DINÂMICAS - O Objetivo de nossas Dinâmicas é proporcionar à pessoa uma proximidade maior com Deus, com os outros e consigo mesma. Nossas Dinâmicas são criadas e encaminhada de tal modo que ninguém se sinta constrangido em participar delas.

ATIVIDADES CELEBRATIVAS - O Objetivo primordial dessas atividade é nosso encontro mais íntimo com Deus.

TEATROS INTERATIVOS - O Objetivo de nossos teatros é colocar a pessoa dentro da temática que estamos trabalhando naquele momento. Em nossos teatros a pessoa que assiste não é um mero espectador, ao contrário, todos são convidados a interagir com a cena, podendo inclusive modificar o desfecho final.

AMBIENTAÇÃO E PEQUENOS GESTOS - O Objetivo de nossos pequenos gestos é expressar nosso amor, nosso carinho e dizer de maneira concreta como podemos amar, naquele momento, cada pessoa que está convivendo conosco. Além disso, os pequenos gestos fazem a ligação entre uma atividade e outra durante as Aldeias, pois nas Aldeias não existe nenhuma atividade isolada, tudo faz parte de um todo.

NOSSA FORMAÇÃO

ALDEIAS ESPECÍFICAS - São criaçõesmetodológicas que são desenvolvidas em forma de encontros de um, dois ou três dias. A primeira Aldeia é de Adolescentes (para menores de 15 anos) ou de Aprofundamento (para maiores de 15 anos).

ALDEIA COTIDIANA - São reuniões semanais de formação para quem fez a Primeira Aldeia. O conteúdo base da Aldeia Cotidiana é nossa Espiritualidade.

ALDEIA INTERMEDIÁRIA - É um encontro para quem terminou a Aldeia Cotidiana e deseja continuar na Aldeia Permanente. O conteúdo base desse encontro são os mandamentos, atualizando a vivência de cada um para nossos dias.

ALDEIA PERMANENTE - São reuniões semanais de formação para quem já fez a Aldeia Cotidiana e deseja pertencer ao grupo de trabalho das Aldeias.

ALDEIA DE COMPROMISSO - É um encontro para quem deseja fazer parte do grupo de trabalho das Aldeias de ?Vida.

Para todas essas pessoas ainda dispomos da Aldeia de Crescimento e Aldeia de Espiritualidade. Essas Aldeias estão disponíveis mesmo para quem não deseja fazer parte do grupo des trabalho.

ALGUNS TERMOS UTILIZADOS POR NÓS

ALDEEIRO - Toda pessoa que faz um Aldeia é chamada de Aldeeiro(a).

CABANA - Em cada Aldeia específica as pessoas são divididas por cabanas femininas e masculinas.

TRIBO - Em cada Aldeia específica as pessoas são dividas em tribos, que na verdade são junções de uma cabana masculina com uma cabana feminina.

LÍDER - É o nome que damos às pessoas que trabalham durante uma Aldeia específica.

GUARDIÃO - Cada Aldeia específica possui um guardião, na medida do possível esse guardião é sempre o guardião geral, mas quando este está impossibilitado, ele nomeia um guardião específico para aquela determinada Aldeia. O guardião é a autoridade maior dentro de uma Aldeia.

DIRIGENTE - É a pessoa escolhida pelo guardião para dirigir uma determinada Aldeia, todo o desenrolar dessa determinada aldeia é sua responsabilidade.

CONSEHEIROS - São responsáveis por toda a montagem de uma Aldeia específica.

MEDIADORES - Para cada tribo, em uma Aldeia específica, há um mediador nomeado, cuja missão é fazer o contato entre a tribo, os conselheiros e o dirigente.

QUEM TRABALHA NAS ALDEIAS?

Todas as pessoas que trabalham em uma de nossas Aldeias já passaram por uma experiência prática da Aldeia específica e receberam uma formção suficiente para atuar em uma ou em outra Aldeia.

As pessoas são escolhidas de acordo com o estilo da aldeia e as aptidões da pessoa que irá trabalhar. Aqueles que trabalham em qualquer Aldeia são escolhidos pessoalmente pelo dirigente e pelo casal de conselheiros da respectiva Aldeia específica.

As pessoas que trabalham em nossas Aldeias recebem ao longo do ano uma formação permanente, que abrange o próprio conteúdo de nossas Aldeias específicas e as dimensões espiritual, humana, cultural, comunitária, bíblica, doutrinária e psicopedagógica. Essa formação é transmitida aos grupos através da própria pedagogia das Aldeias de Vida.

O QUE É PRECISO PARA PARTICIPAR DE UMA ALDEIA?

Basta preencher uma ficha de inscrição, quando forem abertas as inscrições para determinada Aldeia, e aguardar as demais comunicações. Nada mais.

EXISTE ALGUM ACOMPANHAMENTO APÓS CADA ALDEIA?

Cada pessoa que participa de uma determinada Aldeia é aconselhada a enganjar-se em sua própria comunidade ou formar um grupo de Vida para dar continuidade à Aldeia que fez. A própria Aldeia oferece formação por meio da Aldeia Cotidiana, da Aldeia Permanente e demais Aldeias para todos os que desejarem dar continuidade a seu processo de encontro consigo, com o outro e com Deus.

Facebook: https://www.facebook.com/Aldeias-de-Vida-N%C3%BAcleo-Taubat%C3%A9-124606980989990/


AMOR EXIGENTE

fotos/amorexigente.jpg

OBJETIVO, FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO

É uma proposta comportamental destinada a pais , orientadores, educadores e familiares como forma de prevenir e solucionar problemas com os alunos, filhos e entes queridos.

Em grupos de ajuda mútua, os pais, orientadores, educadores e familiares,em nome do amor cristão, são encorajados a agir em vez de somente falar, desencorajados de usar violência ou agressividade e levados a construir a cooperação comunitária e familiar.

Esta proposta é destinada a
- professores e funcionários educacionais;
- jovens para orientação, tratamento e manutenção de sobriedade;
- para abusadores e dependentes de álcool e outras drogas;
- familiares - pais, filhos, cônjuges, avós, etc.

Encontro semanal com as famílias - segunda-feira das 20h às 22h.

Responsáveis pelo Grupo O CAMINHO: Eliane Prado Marcondes - Tel.: 36488548 e Maria Liane - Tel.: 36213650


APOSTOLADO DA ORAÇÃO

fotos/aporacao.jpg

OBJETIVO, FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Movimento que expressa e testemunha uma devoção especial ao Coração de Jesus que é só amor e misericórdia. Tem a função de rezar, de exercer o apostolado da oração, algo imprescindível em nossa vida.

Missa e reunião toda 1ª sexta-feira às 19h30

A responsável é Maria Doracy Bettin


EQUIPES DE NOSSA SENHORA

fotos/nscandeias.jpg

Trabalha com Casais em todas as situações.


GRUPO DE ORAÇÃO - MISSÃO COPEA

fotos/0111_JesusRessuscitado.jpg

MISSÃO COPEA

Reuniões às 4ª feiras às 20h na Igreja.
Responsável: Elber Barozzi

informações: www.facebook.com/missao.copea


MÃE RAINHA

fotos/maerainha.jpg

IMAGEM DA MÃE E RAINHA

Esta é a imagem de graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. É a reprodução de uma obra do pintor italiano, Crosio, criada no fim do século XIX. O título original desta imagem é "Refugium Peccatorum" - Refúgio dos pecadores. Em 1915, ela foi colocada no Santuário de Schoenstatt.

Na imagem vemos Maria, a Mãe de Deus, com seu Filho Jesus.

Chama-nos a atenção como a Mãe e o Filho estão intimamente unidos.

Maria segura seu Filho com ambas as mãos. Com a esquerda O estreita a si, e com a direita segura o braço do Filho, oferecendo-O ao mesmo tempo a Deus Pai. Apesar de sua atitude tão relacionada com o Filho, ela O abraça desprendida de si mesma. Será que Ela espera que alguém Lhe peça o filho? Seus olhos falam desta espera.

A atitude interna da Mãe em relação ao seu Filho se expressa também nas múltiplas dobras do seu manto. De um lado Ela envolve e protege o Menino, mas deixa a visão totalmente livre para o Filho divino. Maria deseja conduzir Jesus a todos os homens que a Ela se confiam.

O Véu que cobre a cabeça da Mãe parece continuar a envolver o Filho como se fossem um só. Este detalhe encontra expressão muito acertada numa oração do Pe. Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt:

Vem, habita em nossa terra,
Com teu Filho, Mãe de Deus.
Que seguindo vossos passos
Ele encontre a paz de Deus.
Por Maria, a Cristo unida,
Pátria, tu serás remida.


O véu é símbolo do segredo. Na imagem, ele envolve a Mãe e o Filho, o que significa para nós que o mistério do coração de Maria é Jesus. Assim o véu se torna o sinal da virgindade pela qual Ela se une de modo particular a Jesus Cristo.

Contemplando a imagem nós encontramos profunda expressão da íntima unidade entre Mãe e Filho: as cores da imagem que do branco vão crescendo gradativamente em intensidade, conduzem nosso olhar para o coração da Mãe. Ali repousa o Filho. Mas a mão da Mãe repousa sobre o coração do Filho. Assim se une coração com coração. Dois corações numa só pulsação.

"O coração é o cerne mais profundo da alma humana." (Papa Paulo VI)

A imagem de graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, nos diz: A alma de Maria esta inteiramente unida a Jesus; Ele determina seu ser. Ele é o conteúdo de sua vida. A Ele pertence seu coração e seu amor.

Ficamos portanto, admirados que as feições de ambos se assemelham tanto?

E o Filho?

Vemos claramente na imagem: a Mãe segura o Filho; Ela não O carrega. Parece que outra força o faz. Qual é esta força?

As nuvens da imagem indicam simbolicamente de onde ela procede: é a força do além. O Filho é carregado pela força que tem sua origem no eterno Pai. Ele vive no íntimo de seu ser e determina seu atuar. Jesus Cristo mesmo confessa na sua conversa com Felipe: "Não crês que estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que falo, eu não as digo de mim mesmo, é o Pai que fala em mim."

Contemplando a imagem de graças, concluímos: quem se une à Mãe de Deus é conduzido por Ela ao Filho e ao mais íntimo do seu coração. Mas, ali vive o Pai!

A luz que envolve a cabeça de Maria e de Jesus e que rebrilha em toda a imagem provém do Filho. Nele atinge sua maior intensidade.

Este Filho é "luz da luz". Quem se expõe a estes raios torna-se sinal de luz para os homens, assim como O vemos concretizado de modo perfeito na imagem de Maria. Este é o plano amoroso de Deus: que o sinal de luz de Maria nos conduza da escuridão da vida, de volta à fonte de sua luz - à eterna luz.
IMAGEM PEREGRINA

fotos/capelinhamaerainha.jpg
A Campanha da imagem da Mãe Peregrina, idealizada por João Luis Pozzobon , tem o intuito de visitar, abençoar e conceder graças a trinta famílias durante um mês, ficando um dia em cada casa.

As imagens que vão para as casas não são ornamentadas.

Estas imagens não estão à venda.

Hoje existem mais de 140.000 Imagens Peregrinas visitando 4.200.000 famílias só no Brasil e em mais 90 países do mundo. Um país a receber uma Imagem, e que ainda não tinha nenhuma, foi a Finlândia, imagem que partiu do Santuário do Jaraguá(SP), em 08 de agosto. Porém ainda existem alguns países que não recebem as Graças da Mãe Peregrina. Se você conhece alguém que more num destes países, ofereça-lhe a possibilidade de recebê-La. "Esta imagem linda e toda enfeitada, não me servirá para nada, se não for capaz de me conduzir ao amor de Deus." (Padre Antonio Maria, durante pregação no Santuário)
As imagens visitam as famílias da Paróquia.
Na 1ª quarta-feira do mês, às 15h, acontece a vigília das mães na Igreja e no dia 18 de cada mês é celebrada uma missa com a participação das famílias.
Para saber como receber a imagem da Mãe Peregrina em sua casa, entre em contato com o Santuário da Mãe e Rainha de Atibaia em São Paulo(site oficial abaixo), ou com a

responsável em nossa Paróquia a Sra. Mônica Montó - e-mail: monicamonto@uol.com.br.


SITES

Oficial: http://www.maeperegrina.org.br/

Lista de Santuários pelo Mundo: http://www.santuariodojaragua.com.br/Internas/OsSantuarios.htm




Rua Polônia, 130 - Jardim das Nações - Taubaté - SP - Fone: (12) 3681-1456