O PÁROCO PADRE ARCEMÍRIO
A VOCAÇÃO

fotos/corpuscristi2008-013.jpg

"Vem e Segue-me", com estas palavras Jesus sensibiliza e toca o coração de alguns pescadores da Galiléia, tornando-se participantes da sua missão de salvar e reconduzir à casa paterna todos os homens. Os primeiros escolhidos deram a sua resposta, um "SIM" consciente, alegre e num total despojamento.
Mas este mesmo Jesus que chamou a Pedro, Tiago, João, Mateus e muitos outros, continua a fazer o seu convite. Ele quer receber, não só a adesão, mas a cooperação de novos discípulos e apóstolos em pleno século XX. Assim, hoje, Jesus vai lançando seu olhar, não mais para as antigas praias da Palestina, onde estavam os pescadores a consertar seus barcos ou a lançar suas redes. Hoje, vai lançando seu olhar, não mais para o interior dos lares e para famílias piedosas, generosas e tementes ao Pai do Céu. Lá bem distante, no Estado de São Paulo, na modesta, simples, recatada, alegre e religiosa cidade de Potirendaba, o olhar de Jesus penetra e uma família modesta, simples, de fé pura e sólida, é alvo de sua predileção. Era o lar do Sr. José Carvalho e Sra. Maria Luiza Carvalho.
Neste lar, aos 03/12/55, nascia mais um filho que recebera o nome de Arcemírio. Como sua família pertencia a Congregação Cristã no Brasil ele é batizado aos 12 anos de idade.
Quando Arcemírio começou a entender as coisas, a comunidade passa a oferecer-lhe: o respeito a Deus e a Missa Dominical. E com essa participação na Igreja Católica, recebe o Sacramento do Batismo em 26/02/1976 e vê a necessidade de mais operários para a messe do Senhor.
Desta forma, Arcemírio sente-se chamado para o sacerdócio.
Com sua vocação, Arcemirio recebe toda atenção, respeito e carinho da Comunidade. Pois todos viam a semente de uma vocação a despontar.
Arcemírio não seria hoje sacerdote, se a comunidade paroquial e se cada cristão em particular não o tivessem levado a sério em sua vocação.


O PADRE

fotos/ARCE1.jpg

Padre Arcemírio entrou para o Instituto Missionário São José no ano de 1977 e lá ficou até 1982. Cursou Filosofia até o ano de 1978. De 1979 até 1982 cursou Teologia.
Foi ordenado Diácono no dia 18 de março de 1982, na Igreja São José em Morro Agudo – SP, e no dia 08 de janeiro de 1983, na Paróquia Santana dos Olhos D`Água em Ipu㠖 SP recebeu as vestes religiosas, tendo sido as duas cerimônias presididas por Dom Antonio Mucciolo.
A partir da data da ordenação serviu à Igreja Matriz de São Sebastião em Suzano – SP e atuou como Superior do Instituto Missionário São José de 1985 à 1991, e de 2004 à 2007
Atuou também em nossa cidade, na Paróquia Menino Jesus de 1985 e 1986; e em Japurá – PR, na Paróquia S.Sebastião de 1987 a 2002.
Em 08 de fevereiro de 2003, assumiu a Paróquia Sagrada Família, em Missa Solene, realizada às 19h30, presidida por Dom Carmo João Rhodem, Bispo de nossa Diocese.
Entre as suas principais características destacamos:
a) Ele tem cumprido sua função pastoral com muita responsabilidade, procurando se aproximar dos paroquianos, se colocando acessível, amigo, acolhedor, pastor, dotado de muita espiritualidade;
b) Reforça com os organizadores responsáveis pelas celebrações para que as Missas sejam alegres, com a participação da comunidade;
c) Incentiva os coordenadores das Pastorais e Movimentos na realização de eventos como Festa da Padroeira, Festa da Primavera, e outros, contando com a participação bastante positiva da Comunidade.
d) Procura melhorar o ambiente do templo com pintura, aquisição de equipamentos de som e imagem, melhorar a evangelização com a construção de um novo centro de pastoral, e outras atividades tudo para o conforto dos paroquianos.


O PÁROCO

fotos/ARCE2.jpg

Paulista, nascido na cidade de Potirendaba, em 03 de dezembro de 1955, filho de José Carvalho e de Maria Luiza Carvalho, e irmão de Ezequiel, Nadir, Adiel, Rosina, Ionice, Assir, Moisés, Nair, Neide, Ione e José Carlos.
Padre Arcemírio Leôncio Carvalho é o NOSSO PÁROCO




Rua Polônia, 130 - Jardim das Nações - Taubaté - SP - Fone: (12) 3681-1456